Como gerenciar meu E-Commerce?

O processo de gerência do E-Commerce envolve diversas etapas a serem cumpridas. No início das operações, não é necessário uma grande equipe: o profissional responsável pelo E-Commerce pode ser o próprio dono do negócio ou alguém contratado. No início, uma só pessoa é capaz de gerenciar os processos: comprar, cadastrar, vender, entregar e controlar o fluxo de caixa. São muitas atividades envolvidas, além de ações extras como a troca de parceiros de logística, meio de pagamento e fornecedores em geral, por motivos que falaremos em outro momento. Mesmo assim, com muita organização, é possível iniciar um e-commerce do zero sem uma equipe.

Após algum tempo, para que haja crescimento, será necessária a contratação de mais colaboradores para que tudo seja realizado sem atrasos ou erros. Quando este momento chegar, a pessoa responsável por um E-Commerce deve ter algumas competências que auxiliarão o negócio a crescer:

  • Acompanhar a criação/atualização da loja virtual;
  • Identificar pontos que deixam o negócio com a arquitetura certa para navegação e conversão;
  • Planejar e contratar a logística e meios de pagamento adequados ao negócio;
  • Criar ou acompanhar as estratégias de marketing, como campanhas no Google e Redes Sociais, comentários dos clientes e reclamações;
  • Cadastrar ou acompanhar o cadastro de produtos;
  • Cuidar das integrações, tais como ERPs, Marketplaces, Parceiros;
  • Interpretar relatórios para mensurar resultados e readequação de estratégias;

Este profissional pode atuar sozinho ou ter o apoio de uma agência especializada para que ele possa focar nas demandas internas da loja, como preço, estoque, apresentação dos produtos e atendimento direto aos clientes, enquanto a agência fica responsável pelas estratégias de marketing, qualificação dos leads gerados e por levar audiência para o site, chegando juntos ao objetivo final do empreendedor.

Resumindo:

Com ou sem um profissional, as atividades para gerenciar um e-commerce são diversas e com variadas competências, e portanto apesar de no início ser você a realizar, precisa ter como meta a incorporação de uma equipe para um crescimento consistente e constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *