O que é Marketplace e quais suas vantagens?

     Um Marketplace é uma plataforma de vendas online que pode ser definida como um “shopping virtual”, no qual diversos compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos em lojas de diferentes segmentos, assim como um shopping físico em um determinado local.

     A função do Marketplace é trazer tráfego através de sua marca, tecnologia e estratégias de marketing, ficando o lojista com a apresentação dos produtos ou serviços, entrega e atendimento impecável. Em alguns casos a logística e armazenamento dos produtos também podem ficar a cargo do Marketplace.

     Hoje no Brasil esta forma de venda contabiliza bilhões em vendas e milhões de pedidos, e o crescimento durante a fase da pandemia foi ainda maior, atraindo cada vez mais empresas neste modelo de venda.

     Através deste canal, não é necessário que você crie a sua própria loja, porém neste formato, caso ocorra algum imprevisto com o Marketplace, o estrago pode ser grande e colocar seu negócio em risco, por este motivo o ideal é atuar em vários Marketplaces e também ter sua própria loja virtual.

Existem vários Marketplaces atuando no Brasil, sendo que os maiores são:

  • Mercado Livre (30%)
  • Americanas (13%)
  • Amazon Brasil (12%)
  • Magazine Luiza (11%)
  • Shopee (9%)

     Para vender neste tipo de plataforma, você deve entrar em contato com os Marketplaces que deseja, analisar o contrato, percentual por venda, se o segmento atua com os seus produtos e se as condições são aderentes a cultura de seu negócio. Finalizada esta análise pode iniciar as etapas necessárias para a integração dos produtos, que podem ser manualmente ou via ERP (sistema de gestão de processos), configurações de meios de pagamento e logística, ajuste do mapeamento dos produtos enviados, e então se preparar para iniciar suas vendas. Pode parecer bem simples, mas temos que alertar que como cada um dos Marketplaces trabalham com suas próprias regras de negócio, formas de configuração,  sistemas diferentes e até apresentação dos produtos vendidos, o ideal é ter um especialista que possa ajudar neste etapa inicial de integração, buscando empresas preparadas para te apoiar e deixar o processo mais tranquilo. Boas Vendas!

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