Afinal, integrar os canais de seu negócio é, de fato, uma estratégia na qual vale a pena investir? Quais são os retornos financeiros que essa nova tática pode trazer para a sua marca? É sobre essas dúvidas comuns que queremos falar hoje!
Acompanhe alguns dos benefícios que o omnichannel pode proporcionar para a sua loja ao ser adotado:
1) Redução de carrinhos abandonados e devoluções de produtos
O abandono do carrinho pode ser justificado, normalmente, por fatores que envolvam o pagamento ou recebimento da compra. Por exemplo, valor do frete, prazo ou tipos de entrega, etc.
Ao integrar seus canais de vendas, você conseguirá ofertar diferentes meios de pagamento e entrega, melhorando a experiência do seu cliente, e, consequentemente, o levando a fechar a compra.
Outra resolução que a operação omnichannel pode fornecer é na diminuição das devoluções dos produtos. É comum que os consumidores não consigam enxergar em totalidade as características dos materiais online, de modo que, ao receber a compra, ficam insatisfeitos e recorrem ao retorno dos itens.
Ao oferecer a opção de retirada na loja, ele poderá averiguar o produto comprado e se certificar de que está levando o que queria, evitando que pense em devolvê-lo posteriormente.
2) Aumento de vendas cruzadas e adicionais
As estratégias de up e cross selling já são amplamente utilizadas pelo comércio tanto no online quanto no offline, entretanto, com a integração de canais, essa ação de vendas se tornou ainda mais poderosa.
O omnichannel acaba por unificar os dados dos seus clientes, permitindo que você tenha uma visão mais ampla de suas jornadas de compras.
Dessa forma, você saberá exatamente quando sua marca deve oferecer uma versão aprimorada de um produto (venda cruzada) ou produtos complementares a compra do cliente (venda adicional), aumentando assim, o valor final do pedido.
3) Divulgação de ofertas personalizadas e mais assertivas
Essa gama de dados obtidos pelo sistema integrado também vai servir para criar campanhas mais convencionais e atrativas para os seus consumidores. Será possível enviar diferentes ofertas por diversos canais de vendas, conquistando assim, maiores chances de conversão.
4) Maior engajamento e fidelidade do cliente
Segundo uma pesquisa realizada pela Ibevar, os consumidores de 18 a 64 anos estão mais dispostos a fecharem negócios com marcas que proporcionam experiências personalizadas.
Além disso, empresas com estratégias omnichannel retém 88% de seus clientes, enquanto que empresas tradicionais, 33%.
Na atualidade, com a quantidade de negócios e soluções existentes, vence a marca que se posiciona com o seu consumidor como se ele fosse apenas um, o que, graças ao omnichannel, hoje é possível.
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