A estratégia omnichannel vem crescendo entre varejistas de todos os nichos. Ficou claro para muitos especialistas que, uma das principais necessidades do consumidor em 2023, é ter uma experiência personalizada.
Mas, como dominar esse tipo de operação para transformar seu negócio com o sistema integrado? No artigo de hoje, separamos passos práticos para você tomar e começar a participar da nova onda do comércio.
Siga sua leitura e saiba as próximas ações para dominar o jogo omnichannel e vencer com o crescimento da sua marca!
Compreenda o Conceito de Omnichannel:
É importante entender de antemão o conceito de omnichannel. Alguns lojistas acreditam que a operação integrada é voltada apenas para a logística ou a área de marketing de suas marcas.
Na verdade, o omnichannel se trata muito mais da experiência do seu cliente, especificamente em torná-la personalizada, como dissemos anteriormente. Ou seja, impactar com anúncios e demais ofertas que se liguem de fato com os interesses e necessidades dos seus consumidores.
Outro ponto importantíssimo da integração de canais, é a ligação eficiente e significativa dos seus pontos de vendas. Você não precisa ter muitos, mas deve ter uma comunicação ágil e similar em todos eles.
Mapeie os Pontos de Contato do Cliente:
Tendo compreendido que a operação omnichannel se baseia em dois pilares: experiências e pontos de vendas, chega o momento de mapear quais são os canais de contato com os clientes.
Essa também pode ser uma etapa crucial para decidir, por exemplo, sobre a construção de novos meios comerciais, visando aumentar as vendas, como, a criação de um e-commerce, integração com marketplaces e afins.
Integre Dados e Sistemas:
Após a definição dos pontos de contato com os consumidores, você precisará de uma base que deixe esses dados unificados. Aqui, o principal apoio pode vir de uma plataforma de e-commerce omnichannel.
Para saber mais sobre plataformas robustas e escolher a melhor para o seu modelo de negócio, faça uma consultoria especializada.
Personalize e Padronize a Experiência:
Apesar desses conceitos parecerem diferentes, é possível replicá-los em sua operação comercial com excelência. Vamos partir do primeiro ponto: personalizar a experiência.
É possível fazer isto com algumas ações:
- Identifique a necessidade do cliente e a atenda;
- Promova produtos que estão alinhados com seus interesses;
- Reconheça possíveis objeções de compra e as combata;
- Ofereça sempre mais meios de pagamentos e tipos de entrega/recebimento;
Quando pontuamos a padronização dessa experiência, nada mais é do que repetir todo esse processo com seu leque de clientes. Percebe que, ao mesmo tempo que você está personalizando a venda, você também a unifica, quando executa os mesmos procedimentos para atender outros consumidores?
E agora você deve estar se perguntando: como realizar essa jornada de compra complexa com tantos clientes?
Aposte em ferramentas automatizadas. As operações automáticas são responsáveis por levar seus clientes, de um canto a outro da venda, de forma eficiente, rápida e esquematizada, permitindo que você atenda sem maiores esforços.
Esses aparelhos fazem parte da tecnologia de ponta que a agência especializada carrega para maximizar seu canal de vendas.
Caso queira entender melhor sobre essa técnica, agende uma reunião conosco e saiba agora como implementar a estratégia omnichannel em seu negócio. Clique aqui e nos fale mais sobre sua marca!
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