Faltam poucos dias para a maior temporada de vendas do ano! Esse não é só um momento para ter um pico de resultados extraordinários – mas também entender profundamente sobre seu consumidor e ter mais acertos nas próximas ações comerciais.
Para isso, é fundamental ficar de olho nas métricas durante o evento. Separamos 3 indicadores importantíssimos que deverão ficar no seu radar como lojista de e-commerce. Siga sua leitura e saiba mais!
Primeira métrica-chave: TICKET MÉDIO
O ticket médio da sua loja corresponde ao valor médio que seus clientes gastam em seu site ao realizar uma compra. Essa é uma métrica crítica para acompanhar, pois define a saúde financeira do seu negócio.
Na Black Friday, esse número pode ser impulsionado através de estratégias de precificação. Explicamos como aplicá-las e exemplos práticos em nosso artigo. Se as promoções realizadas trouxeram resultados positivos, também podem ser feitas fora de datas sazonais, aumentando assim, o lucro do e-commerce no longo prazo.
Segunda métrica-chave: TAXA DE CONVERSÃO
A taxa de conversão é ideal para medir o sucesso das estratégias de vendas para a Black Friday. Ela identifica a média de pessoas que visitaram o seu site vs o número de pessoas que realizaram uma ação. No contexto do e-commerce, efetuaram uma compra.
Assim como no ticket médio, este é o momento ideal para verificar a eficiência das promoções realizadas, e repeti-las em outras ocasiões, caso haja um bom retorno de lucro.
Terceira métrica-chave: ROI
Tendo sucesso em ambas métricas, ticket médio e taxa de conversão, ter um ROI positivo é uma consequência natural. O ROI é fundamental para avaliar se os investimentos nas estratégias de vendas estão gerando um retorno significativo. Portanto, também é um número eficaz para averiguar a saúde financeira do negócio.
Em resumo, se você recebeu mais do que investiu nas campanhas, pode ser uma indicativa de que o ROI está positivo e o lucro em expansão do loja, garantido.
Potencialize Suas Métricas-Chave para o Sucesso na Black Friday do Seu E-commerce
Com três estratégias simples e eficazes, você pode impactar seu fluxo de vendas positivamente na Black Friday, afetando a atração, conversão e fidelização do seu negócio digital.
Essa tríade também será a responsável por potencializar suas métricas-chave citadas no artigo. Saiba mais sobre esse plano de ação lendo o nosso e-book BLACK FRIDAY – 3 estratégias simples para alavancar suas vendas.