Apesar do termo ser discutido desde 1960 por alguns economistas, muitos lojistas ainda não sabem o que são os produtos de curva A e nem como percebê-los dentro de suas lojas virtuais.
Esses itens são essenciais para uma boa estratégia de vendas, e queremos te mostrar o porquê no post do blog de hoje.
Acompanhe o artigo e saiba de uma vez por todas como identificá-los e usá-los com expertise na sua loja.
O que são produtos de Curva A?
São os materiais que mais geram receita para o seu site, ou seja, aqueles que vendem mais. Esta análise é feita através do princípio de Pareto, que explica que 80% dos resultados vêm de 20% das causas.
Sendo assim, 80% das suas vendas estão localizadas nesses 20%, que são os produtos de curva A.
Como identificá-los no seu E-commerce?
Primeiro, você deve listar todos os produtos vendidos em um determinado período. Essa organização pode ser feita a partir dos menos requisitados para os mais pedidos pelo seu público, sendo possível colher esses dados dentro da plataforma de e-commerce já utilizada.
Feita essa listagem, some os valores de vendas de cada produto, começando pelo mais vendido, até atingir 80% do total de vendas daquele mês. Os valores que estiverem acima do valor acumulado correspondente a 80%, são seus produtos de curva A.
Formas de utilizar os produtos de Curva A para atingir o sucesso da sua marca
Depois de localizar os itens mais solicitados da sua loja, você deve sempre ter em mente ações para mantê-los em destaque. É através destes produtos que os clientes chegarão até você, e consequentemente, conhecerão mais do seu estoque.
Coloque esses produtos em evidência no site:
Deixe-os em banners promocionais no seu site para visualização ou pop-ups. Caso você invista na estratégia de tráfego pago, a qual falaremos depois, os visitantes certamente estarão procurando saber mais desses materiais quando chegarem na loja.
Analise os dados frequentemente:
Acompanhe suas vendas mês a mês, observando se os produtos de curva A continuam os mesmos e quais ações poderão ser feitas posteriormente, para mantê-los.
Invista em tráfego pago:
Utilize-os em sua publicidade, apostando na propaganda financiada. Uma estratégia comum, quando falamos de produtos de curva A, é divulgá-los, pois atraem mais facilmente o público.
Se atente ao estoque:
Devido ao número de demanda desses materiais, é importante fiscalizar o estoque, para que não haja problemas como, falta de produtos, demora na entrega, entre outros.
Como vimos, é fundamental que lojistas se apropriem de quais são seus produtos mais vendidos e que saibam como utilizá-los para vender outras mercadorias.
Obtenha esses dados mensalmente pela sua plataforma de e-commerce e elabore estratégias comerciais mais fortes.