PRODUTOS DE CURVA A: COMO IDENTIFICÁ-LOS E APROVEITÁ-LOS PARA ATINGIR O SUCESSO NO E-COMMERCE

Apesar do termo ser discutido desde 1960 por alguns economistas, muitos lojistas ainda não sabem o que são os produtos de curva A e nem como percebê-los dentro de suas lojas virtuais. 

Esses itens são essenciais para uma boa estratégia de vendas, e queremos te mostrar o porquê no post do blog de hoje.

Acompanhe o artigo e saiba de uma vez por todas como identificá-los e usá-los com expertise na sua loja.

O que são produtos de Curva A?

São os materiais que mais geram receita para o seu site, ou seja, aqueles que vendem mais. Esta análise é feita através do princípio de Pareto, que explica que 80% dos resultados vêm de 20% das causas.

Sendo assim, 80% das suas vendas estão localizadas nesses 20%, que são os produtos de curva A.

Como identificá-los no seu E-commerce?

Primeiro, você deve listar todos os produtos vendidos em um determinado período. Essa organização pode ser feita a partir dos menos requisitados para os mais pedidos pelo seu público, sendo possível colher esses dados dentro da plataforma de e-commerce  já utilizada.

Feita essa listagem, some os valores de vendas de cada produto, começando pelo mais vendido, até atingir 80% do total de vendas daquele mês. Os valores que estiverem acima do valor acumulado correspondente a  80%,  são seus produtos de curva A.

Formas de utilizar os produtos de Curva A para atingir o sucesso da sua marca

Depois de localizar os itens mais solicitados da sua loja, você deve sempre ter em mente ações para mantê-los em destaque. É através destes produtos que os clientes chegarão até você, e consequentemente, conhecerão mais do seu estoque.

Coloque esses produtos em evidência no site:

Deixe-os em banners promocionais no seu site para visualização ou pop-ups. Caso você invista na estratégia de tráfego pago, a qual falaremos depois, os visitantes certamente estarão procurando saber mais desses materiais quando chegarem na loja.

Analise os dados frequentemente:

Acompanhe suas vendas mês a mês, observando se os produtos de curva A continuam os mesmos e quais ações poderão ser feitas posteriormente, para mantê-los. 

Invista em tráfego pago:

Utilize-os em sua publicidade, apostando na propaganda financiada. Uma estratégia comum, quando falamos de produtos de curva A, é divulgá-los, pois atraem mais facilmente o público.

Se atente ao estoque:

Devido ao número de demanda desses materiais, é importante fiscalizar o estoque, para que não haja problemas como, falta de produtos, demora na entrega, entre outros. 

Como vimos, é fundamental que lojistas se apropriem de quais são seus produtos mais vendidos e que saibam como utilizá-los para vender outras mercadorias.

Obtenha esses dados mensalmente pela sua plataforma de e-commerce e elabore estratégias comerciais mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *