Atualmente há várias formas de se vender na internet, podendo ou não seguir um modelo de negócio que já exista no mundo físico, veja alguns deles:
B2C – Business to Consumer
No B2C as vendas acontecem entre o lojista e o consumidor final. Atualmente é o modelo mais utilizado pois atende a maioria das empresas como: lojas físicas, varejistas, pequenas /médias/grandes empresas.
B2B – Business to Business
O B2B é um modelo de negócio de venda entre empresas. Algumas empresas que se encaixam nessa categoria são fabricantes, distribuidores, grandes varejistas. Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos, sendo necessário uma estrutura mais completa na construção do site.
C2C – Consumer to Consumer
No C2C o consumidor vende para outro consumidor, sejam produtos ou serviços. São os casos de empreendedores que vendem seus produtos em escala menor e mais segmentada. Nesse modelo a maioria dos vendedores utilizam plataformas de Marketplaces para obter uma renda extra no final do mês.
C2B – Consumer to Business
No C2B o consumidor vende para uma empresa seus produtos e/ou serviços. São os casos dos freelancer, designers, fotógrafos, produtores etc. Nesse modelo, ainda pouco explorado, mas que tende a crescer devido a sua praticidade e poucas exigências, o comprador não precisa de muitos vínculos.
C2A – Consumer to Administration
No C2A as transações são realizadas entre empresas e a administração pública, ou seja, o governo e uma empresa privada. É o caso de serviços sociais, documentos legais, etc.
M – Commerce
O chamado Mobile Commerce, ou M-commerce, é a transação comercial, ou venda online, que acontece por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet.
S – Commerce
O S-commerce ou Social commerce, usa todo o potencial das redes sociais para maximizar as vendas. O lojista pode recrutar representantes independentes para que promovam os produtos, ganhando assim uma comissão pela divulgação. Dessa maneira, os gastos com publicidade e pessoal diminuem, ao mesmo tempo em que a capacidade de atingir o público alvo aumenta.
T – Commerce
É uma novidade no Brasil, o T-commerce consiste em aliar o melhor da Smart TV com as vendas online, e utiliza a tecnologia e a parte criativa de conteúdos de filmes, seriados e comerciais das mais variadas produções independentes.
O T-commerce oferece uma nova forma de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas etc.
Além de muitos destes formatos se integrarem para trazer mais praticidade e agilidade para quem compra e quem vende!
A lista é grande e não será surpresa a chegada de novos formatos nesse inovador mundo digital!