“Os consumidores estão online para obter informações, e a escola de pensamento não precisa ser separada de onde estão comprando”. – Katia Beauchamp cofundadora da Birchbox.
Você faz compras online? Já pesquisou sobre algum produto ou serviço no Google antes de efetivar uma compra? Recebeu algum benefício por optar por uma compra digital ao invés de física? Teve um processo de compra mais fácil e rápido graças as lojas virtuais?
Essas são algumas das mudanças que o e-commerce nos trouxeram. Com tantas alterações que se demonstraram eficazes, é possível afirmar que o consumo online veio para ficar.
É sobre essa afirmação que vamos falar hoje.
Produtos de giro rápido são uma tendência das vendas online:
Alguns mercados já adotaram a prática de vender apenas online, como a Daki.
Essa ação é inteligente, visto que muitos consumidores estão realizando compras de alimentos pela internet.
Imagine: você pode encher um carrinho com todos os itens necessários, recebê-los em casa e ainda ganhar descontos de cupons online. Algumas lojas também promovem sorteios com base nas compras feitas por aplicativos.
Sem filas, pagamento rápido e facilitado, nenhum peso e ganho de descontos. Muito melhor, não?
Não é apenas o mercado de alimentos que está fazendo cada vez mais parte da vida dos brasileiros. O varejo de moda também está em alta e não para por aí, consultas, reuniões, pagamentos, estudos, todas essas ações estão migrando para o digital.
É fato: vivemos um estilo de vida baseado na praticidade e tecnologia.
Sem contar que o consumo online é benéfico para ambas as relações no comércio.
Os consumidores ganham a praticidade que tanto esperam e os lojistas um menor custo operacional, pois não precisam se preocupar com manutenções, água e luz do espaço, ampliar estoque, entre outras exigências do comércio físico.
Assim como Katia Beauchamp citou, os consumidores estão online para obter informações.
As redes sociais promoveram uma interação entre empresas e clientes nunca vista antes. Essa etapa no processo de compra é tão importante que agora os consumidores precisam saber de quem estão comprando e para tal, pesquisam nas redes.
Quais são os valores, parcerias, depoimentos, ações da sua loja, dentre outras informações.
Ainda que visitem sua loja física, pode ter certeza, eles pesquisaram o máximo que puderam sobre você ou o seu negócio no Google.
Perceba que aqui temos uma parte da jornada do seu cliente. Ele precisou acessar um conteúdo para passar pelo funil e finalmente decidir ir atrás do seu negócio.
Então, sim, o consumo online veio para ficar.