Ao iniciar as vendas online, algumas dúvidas podem surgir. Uma delas pode ser como escolher o melhor canal de vendas para o seu negócio.
Alguns lojistas vendem apenas no e-commerce, outros, só em marketplaces. Ainda tem aqueles que integram sua loja virtual com um shopping online.
Mas, afinal, como tomar essa decisão?
Neste artigo, vamos te explicar as diferenças entre ambos e como usá-los a favor do seu negócio.
Continue a leitura para saber mais.
E-commerce X Marketplace: qual a diferença?
Um e-commerce é uma loja virtual da sua própria marca. Nela, estão os seus produtos ou serviços, devidamente cadastrados e com meios de pagamento e entrega.
Um marketplace agrupa vendedores com diferentes marcas. São como um shopping físico, disponibilizando diversas opções para os seus clientes. No marketplace, você cadastra seus produtos para venda.
Qual é a melhor opção para as vendas? E-commerce ou Marketplace?
A verdade é que os dois são ótimas opções para as vendas.
Entretanto, cada um traz uma vantagem consigo, ficando a critério do lojista decidir por onde começar.
Um e-commerce trará notoriedade para a sua marca e dependerá somente da sua gestão para funcionar. Por outro lado, precisará de estratégias de marketing mais sofisticadas para crescimento.
No marketplace, você consegue atrair clientes mais facilmente, mas será dependente do sistema. Se houverem instabilidades ou exclusão do Marketplace, você poderá perder seu negócio.
Além dessas duas opções, é possível pensar ainda em uma terceira opção, mais vantajosa, da qual falaremos no próximo tópico.
Como utilizar ambos para o crescimento do meu e-commerce?
O que a Aplicah acredita é na integração de ambos para aumentar as suas vendas.
Ao invés de escolher entre um deles, integre-os e tire o potencial máximo de cada um.
Alguns dos benefícios dessa integração são:
- Tráfego orgânico acelerado:
Um Marketplace recebe inúmeros usuários todos os dias. Essas visitas podem ser direcionadas para sua loja, melhorando o SEO do site.
- Posicionamento no mercado:
Atuando só no Marketplace, todas as vendas seriam associadas ao sistema ao invés da sua marca. Com os dois, você amplia as possibilidades do negócio e ganha posicionamento no mercado simultaneamente.
- Expansão do negócio com menos custos:
Integrar seu e-commerce a um marketplace é uma forma de expandir sua loja sem gastar muito com tráfego pago. Neste caso, tenha um preço competitivo e formas de entregas rápidas.
Como integrar meu e-commerce a um Marketplace?
Para integrar seu e-commerce a um ou mais Marketplaces, primeiro faça uma pesquisa da política de contrato. Após a escolha, veja se sua plataforma de e-commerce disponibiliza a integração.
O ideal é que nesse momento você tenha uma agência especializada atuando na integração.
A Aplicah é uma agência especializada em integração com Marketplaces. Caso queira realizar o procedimento, pode nos enviar uma mensagem clicando aqui.