AS MULHERES E O FUTURO DO E-COMMERCE: TENDÊNCIAS E PREVISÕES PARA O SETOR

Ano após ano, as pesquisas apontam que as mulheres são as principais consumidoras virtuais. Elas também empreenderam mais em 2020, chegando ao aumento de 41%, enquanto os homens, 12%. (Fonte: Linkedln)

Apesar do visível crescimento da atuação feminina no e-commerce, o varejo tem mudado cada vez mais rápido e se faz necessário ficar atento às previsões do setor. No post de hoje, falaremos sobre algumas delas.

Afinal, o que as empreendedoras podem esperar para os próximos anos?

Acompanhe o artigo para ficar por dentro.

O número de empreendedoras vai aumentar 

Por seu baixo custo operacional e gestão otimizada, o e-commerce é uma maneira rápida de começar a empreender. As mulheres sabem disso e adotam principalmente o estilo m-commerce (Mobile Commerce).

Através das vendas no digital, elas conseguem conciliar melhor seus diversos afazeres e ainda serem protagonistas de seu trabalho. Esses benefícios têm atraído outras mulheres a tomarem a mesma iniciativa. 

Em 2022, a PNAD realizou um levantamento que indicou que 10 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras. Elas ainda representam 34% do total de empreendedores no país.

Esses dados nos mostram que a movimentação do mercado tem sido e será cada vez mais realizada através das mãos dessas protagonistas.

Networking feminino em ação

Com mais mulheres empreendendo, é natural que o networking feminino cresça. 

Essa colaboração entre as empreendedoras aumentará a influência e a geração de novos negócios, liderados por mulheres. Podemos ter como resultado desse novo movimento o projeto Mulheres no E-commerce.

O programa visa conectar mulheres e negócios desde 2017, com formações, aprimoramento de skills e uma rede de apoio das integrantes.

No mês de fevereiro, em 2023, a instituição realizou a premiação MNE 23, para reconhecer as profissionais da área. As categorias foram distribuídas em vendas, marketing, tecnologia e liderança. 

Os Influencers continuarão em 2023

Os influencers fazem parte de uma estratégia de marketing digital, chamada Marketing de Influência.

Apesar de a onda de influencers ter começado por volta de 2010, a estratégia ainda garante resultados eficazes para aqueles que a utilizam bem.

Se você é uma lojista no nicho de moda e beleza, pode tirar proveito dessas parcerias digitais e fortalecer o posicionamento da sua marca.

Como conseguir influencers para o meu negócio? 

Para adotar o marketing de influência no seu negócio, você precisará analisar o perfil do influencer primeiro. Ele precisa ter seguidores que possam se interessar pelos seus produtos.

Para ter uma noção disso, veja se o influencer transmite a mesma mensagem que sua marca comunica.  Assim, os seguidores terão mais propensão a experimentar os produtos. 

Após a escolha do perfil, você pode informar em um documento os pré-requisitos da divulgação.

Como, por exemplo, as informações do material que devem ser ressaltadas, texto para ser colocado no vídeo, dentre outras exigências.

Experimentação virtual é a nova quebra de objeção

A quebra de objeção nada mais é do que descartar qualquer resistência que seu cliente possa ter com o produto.

Quando falamos de compras online, a objeção pode ser ainda maior, devido ao receio de não adquirir o que de fato está sendo divulgado na tela. 

A experimentação virtual proporciona ao cliente a visualização de seus produtos em lugares ou pessoas mesmo a distância. Isso diminui a chance dele ficar indeciso se vai para o check-out ou não.

Considerações finais

Por fim, podemos esperar que mais mulheres estarão presentes no mercado do e-commerce. Esse crescimento trará conexões ainda mais fortes de networking e aumentará a presença comercial feminina no país.

Principalmente nos nichos de moda e beleza, os influencers e a experimentação virtual farão toda a diferença. 

Nos próximos anos, novos prêmios surgirão visando comemorar o protagonismo de outras mulheres no bussiness

Faça parte desse movimento de mulheres independentes e protagonistas. Fale conosco e inicie seu negócio digital. 

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