Ano após ano, as pesquisas apontam que as mulheres são as principais consumidoras virtuais. Elas também empreenderam mais em 2020, chegando ao aumento de 41%, enquanto os homens, 12%. (Fonte: Linkedln)
Apesar do visível crescimento da atuação feminina no e-commerce, o varejo tem mudado cada vez mais rápido e se faz necessário ficar atento às previsões do setor. No post de hoje, falaremos sobre algumas delas.
Afinal, o que as empreendedoras podem esperar para os próximos anos?
Acompanhe o artigo para ficar por dentro.
O número de empreendedoras vai aumentar
Por seu baixo custo operacional e gestão otimizada, o e-commerce é uma maneira rápida de começar a empreender. As mulheres sabem disso e adotam principalmente o estilo m-commerce (Mobile Commerce).
Através das vendas no digital, elas conseguem conciliar melhor seus diversos afazeres e ainda serem protagonistas de seu trabalho. Esses benefícios têm atraído outras mulheres a tomarem a mesma iniciativa.
Em 2022, a PNAD realizou um levantamento que indicou que 10 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras. Elas ainda representam 34% do total de empreendedores no país.
Esses dados nos mostram que a movimentação do mercado tem sido e será cada vez mais realizada através das mãos dessas protagonistas.
Networking feminino em ação
Com mais mulheres empreendendo, é natural que o networking feminino cresça.
Essa colaboração entre as empreendedoras aumentará a influência e a geração de novos negócios, liderados por mulheres. Podemos ter como resultado desse novo movimento o projeto Mulheres no E-commerce.
O programa visa conectar mulheres e negócios desde 2017, com formações, aprimoramento de skills e uma rede de apoio das integrantes.
No mês de fevereiro, em 2023, a instituição realizou a premiação MNE 23, para reconhecer as profissionais da área. As categorias foram distribuídas em vendas, marketing, tecnologia e liderança.
Os Influencers continuarão em 2023
Os influencers fazem parte de uma estratégia de marketing digital, chamada Marketing de Influência.
Apesar de a onda de influencers ter começado por volta de 2010, a estratégia ainda garante resultados eficazes para aqueles que a utilizam bem.
Se você é uma lojista no nicho de moda e beleza, pode tirar proveito dessas parcerias digitais e fortalecer o posicionamento da sua marca.
Como conseguir influencers para o meu negócio?
Para adotar o marketing de influência no seu negócio, você precisará analisar o perfil do influencer primeiro. Ele precisa ter seguidores que possam se interessar pelos seus produtos.
Para ter uma noção disso, veja se o influencer transmite a mesma mensagem que sua marca comunica. Assim, os seguidores terão mais propensão a experimentar os produtos.
Após a escolha do perfil, você pode informar em um documento os pré-requisitos da divulgação.
Como, por exemplo, as informações do material que devem ser ressaltadas, texto para ser colocado no vídeo, dentre outras exigências.
Experimentação virtual é a nova quebra de objeção
A quebra de objeção nada mais é do que descartar qualquer resistência que seu cliente possa ter com o produto.
Quando falamos de compras online, a objeção pode ser ainda maior, devido ao receio de não adquirir o que de fato está sendo divulgado na tela.
A experimentação virtual proporciona ao cliente a visualização de seus produtos em lugares ou pessoas mesmo a distância. Isso diminui a chance dele ficar indeciso se vai para o check-out ou não.
Considerações finais
Por fim, podemos esperar que mais mulheres estarão presentes no mercado do e-commerce. Esse crescimento trará conexões ainda mais fortes de networking e aumentará a presença comercial feminina no país.
Principalmente nos nichos de moda e beleza, os influencers e a experimentação virtual farão toda a diferença.
Nos próximos anos, novos prêmios surgirão visando comemorar o protagonismo de outras mulheres no bussiness.
Faça parte desse movimento de mulheres independentes e protagonistas. Fale conosco e inicie seu negócio digital.