Só em 2022, mais de 3,6 milhões de empresas foram abertas, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae. A tendência é que, ano após ano, esses números aumentem e o mercado fique ainda mais competitivo.
Diante desses dados, é possível se questionar: como ganhar destaque e ser escolhido entre os concorrentes? Quais ações adotar para vender mais no mesmo nicho que outros atuantes?
A resposta é ter um marketing digital criativo.
Com esse artigo, nós queremos te mostrar algumas ideias para ter uma comunicação única. Veja quais são.
Por que apostar na criatividade para vender mais?
Com um grande número de vendedores no mesmo nicho, o diferencial está na proposta de vendas, ou seja, na comunicação da marca.
Dificilmente seus clientes comprarão de você sem uma singularidade. Eles podem até mesmo comprar uma vez, mas não retornarão mais. Para deixá-los fidelizados, o segredo está em transmitir algo que eles também sentem.
É aí que entramos na ideia de produzir conteúdo de valor, que abordaremos mais à frente.
Como entender as diferenças do meu negócio?
Para saber como se diferenciar, você deverá fazer uma pesquisa de mercado. Analise o que seus concorrentes estão falando e perceba o que você pode oferecer de outra maneira.
Esse elemento único, é o que te levará a ser uma marca prestigiada e indicada pelos seus clientes.
Estratégias de marketing digital para ser criativo
Algumas das estratégias digitais do marketing digital são:
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
- Blogs
- Anúncios Online
- SEO
Você pode atuar em cada uma delas de diversas maneiras, lembrando sempre da mensagem exclusiva de vendas do seu negócio.
Por exemplo, ao elaborar um post para blog, o texto deve ser escrito conforme o público-alvo da sua marca, utilizando termos e expressões comuns dos clientes.
Esse artigo terá um peso diferente para os leitores, que estarão esperando por um conteúdo mais genérico e superficial.
Oferecendo conteúdo de valor para o seu público
Outra maneira de se destacar no mercado é com o Marketing de Conteúdo.
Não são todas as marcas que se preocupam em educar seu público. Essa ação é muito valorizada pelos compradores, pois demonstra um compromisso e a criação de uma comunidade.
Pense nas maiores dúvidas dos seus clientes, quais são os anseios e elabore conteúdos que respondam a essas questões.
Tenha um multimídia único
Seus clientes precisam olhar anúncios, postagens, fotos e reconhecerem seu negócio.
É importante que eles te vejam através de um design único, que comunique mesmo antes da apresentação formal da loja. É aí que entra o visual criativo. Seu miv precisa reforçar a mensagem central e criar impressões na mente dos usuários.
Atue em diferentes canais de comunicação
Quais são os canais que seus concorrentes não estão? Que tipo de conteúdo de valor você pode oferecer neles? Como destacar o miv da marca nessas edições?
Reflita sobre essas perguntas. Às vezes, o que você precisa, na verdade, é chegar aonde seus concorrentes ainda não foram.
Durante todo o processo de pesquisa, vá anotando o que pode apostar como um diferencial da marca e pensando em formas de divulgá-lo. Você pode utilizar as estratégias digitais que listamos acima.
Ter um negócio criativo é trabalhoso, demanda estar atualizado, consistente e com foco na comunicação. Apesar disso, os frutos colhidos são sempre benéficos.
Veja empresas como Mcdonald’s e Mercado Livre, que fidelizam seus clientes há anos, através do marketing digital.
Chegou o seu momento de ganhar posicionamento no mercado sendo inovador.