Carrinho abandonado no e-commerce: descubra os principais motivos deste comportamento

Se o seu e-commerce possui uma alta taxa de carrinhos abandonados, esse artigo é para você! A Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, analisou as principais causas deste comportamento com os consumidores. Confira quais foram os dados colhidos e obtenha insights valiosos para aprimorar sua loja virtual!

1. 73% valor do frete

De acordo com o estudo, mais da metade dos compradores afirmam desistência de compra em um e-commerce pelo valor do frete. Isto acontece devido aos acréscimos inesperados no momento do checkout, o que gera desconfiança no consumidor e o leva a abandonar o carrinho. 

Para diminuir essa objeção, é interessante disponibilizar diferentes opções de frete, assim como os custos envolvidos em cada um dos formatos. Outra solução é o frete grátis, que é sempre bem-vindo por parte dos clientes.

2. 68% preços altos

Outro indicador para os pedidos cancelados, são os valores dos produtos comercializados. Atualmente, com o avanço do Marketplace e campanhas como Google Shopping, os consumidores conseguem comparar preços facilmente entre os vendedores e dessa forma, optam pelo melhor custo-benefício.  

Para conseguir atrair os clientes e ter preços mais competitivos, é essencial a criação de promoções  na loja como, fidelidade, cashback ou descontos progressivos.

3. 54% prazo de entrega

Além dos valores de frete e mercadoria, prazos de entrega extensos também podem fazer com que o cliente não finalize a compra. Para ter estimativas menores, é importante ter uma operação de logística integrada, que forneça entrega expressa.

Uma gestão de estoque omnichannel envolve alguns procedimentos para ser efetiva, desta forma, esse passo precisa ser analisado pelo lojista para viabilidade e investimentos. Caso queira saber mais sobre realizar essa transição, leia sobre em e-book:  Omnichannel Para Pequenas e Médias Empresas.

4. 47% experiência ruim no site

Uma experiência ruim no site pode ser causada por diversos fatores: loja que não abre em dispositivos mobile, navegação não intuitiva, informações confusas, falta de recursos visuais atrativos, etc. 

Para vencer todos esses obstáculos e garantir uma boa experiência de compra ao cliente, tenha um layout personalizado, que atenda as necessidades do seu e-commerce. Além disso, uma estrutura responsiva é indispensável, visto que a maior parte das transações são atualmente feitas via celulares.

Outro ponto, são os criativos do site, como os banners. Caso não saiba como produzir banners visualmente chamativos e que convertam em sua loja virtual, confira O Guia Completo dos Banners que Vendem

Pedidos cancelados no e-commerce: uma realidade que exige atenção

Assim como outras métricas—taxa de conversão, pedidos—o carrinho abandonado deve ser um ponto de atenção constante do lojista, pois indica quais objeções os clientes estão tendo em relação ao e-commerce.  Sendo assim, é essencial que varejistas acompanhem estudos como este realizado pela Opinion Box e se mantenham atualizados das demandas do mercado. 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

Quais mudanças você fará em sua loja virtual depois desse artigo?

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