Avaliar o desempenho das suas ações para a semana do consumidor pode trazer inúmeros benefícios. Além de identificar novas oportunidades de negócios, você também poderá repetir acertos em futuras campanhas.
Entretanto, para obter esses dados, será necessário analisar algumas métricas. Separamos alguns aspectos para você ficar atento e medir o sucesso da sua semana do consumidor.
Veja quais são.
Monitore o tráfego da sua loja
Depois de preparar seu site para a data comemorativa, você deve observar o tráfego da sua loja. Veja quantas pessoas acessaram a página, quantas compraram e o valor médio das transações.
Ao analisar esses dados, você poderá checar se as campanhas de tráfego estão funcionando conforme esperado. Ou, até mesmo, se você estiver utilizando outro meio para atração, como links nas redes sociais.
As visitas na sua loja podem ser verificadas através do Google Analytics.
Acompanhe o desempenho das campanhas de Marketing
Como dissemos no tópico anterior, checar o tráfego do seu site te ajudará a saber se as campanhas de fluxo estão indo bem.
Caso você tenha elaborado outras campanhas para engajamento ou cadastros, observe o andamento delas também. Verifique o alcance, cliques nos anúncios e a quantidade de vendas atingidas através das ações.
Observe o ticket médio
Por conta das promoções oferecidas na data, é possível que o ticket médio aumente temporariamente. Contudo, esta pode ser uma brecha para ajustar os preços da loja e obter ganhos ainda melhores.
Perceba se você precisa aumentar o valor médio das vendas ou diminuí-los, dependendo dos dados constatados nas métricas.
Você consegue obtê-los através da sua própria plataforma de e-commerce, solicitando um relatório gerado pelo sistema, conforme as datas escolhidas para análise.
Verifique a taxa de conversão:
A taxa de conversão também é um dado disponibilizado pela própria plataforma de e-commerce. Ela indica o percentual de pessoas que visitaram seu site e efetuaram uma compra.
Selecione o período da semana do consumidor e confira se a taxa aumentou em relação aos meses anteriores.
Se for o caso, procure retomar as estratégias que funcionaram em outros períodos.
Peça feedbacks dos clientes
Não se esqueça de pedir feedbacks dos clientes. Se houver um aumento nas avaliações positivas, o modelo de atendimento e produtos também devem seguir os mesmos.
Pense em novas ações
Após todos esses dados, será o momento de transformar essas informações em novas operações. Procure tirar o máximo de lições dessa semana, para fazer ainda melhor nas próximas.
Essa constante análise e planejamento, tornarão suas estratégias comerciais mais aprimoradas e eficazes, garantindo resultados ainda mais rápidos.