CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DA SEMANA DO CONSUMIDOR

Apesar da data comemorativa se estender do dia 14 até o dia 20 de março, hoje é oficialmente o dia do consumidor.

Embora seja muito falada no comércio eletrônico, poucos sabem a origem e o verdadeiro objetivo da comemoração.

Para além das promoções e descontos oferecidos, a data nos traz uma consciência importante, que deve estar presente nas mentes de compradores e vendedores.

Vejamos a história por trás da semana do consumidor.

Um movimento pelos direitos dos consumidores

John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos em 1962,  foi o responsável pela consagração do dia dos consumidores.

No dia 15 de março, ele apresentou um discurso para o Congresso americano sobre a proteção dos direitos dos consumidores.  Em sua fala, ele enfatizou a importância do acesso à informação, escolha, segurança e a representação justa nas práticas comerciais.

Seu discurso foi extremamente impactante, pois mesmo com a nação dos EUA tendo grande poder econômico, ele ainda destacou que os consumidores estavam desorganizados. 

E relembrou, em seu discurso, que “Consumidores, por definição, somos todos nós”, salientando que estaremos na posição de consumir algo alguma hora, sendo assim, devemos nos colocar no lugar daqueles que agora consomem de nós.

O discurso que fez história

Desde então, o dia 15 de março é comemorado como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor em vários países, incluindo o Brasil. 

A comemoração visa orientar os consumidores em relação aos seus direitos e também oferecer uma reflexão às empresas sobre suas práticas comerciais.

Para disseminar o conhecimento

Procure, na comemoração, oferecer além de ofertas para seus clientes em potencial.

Se você trouxer informações verídicas, eles irão valorizar sua honestidade e se sentirão mais engajados com a sua marca. Uma ótima prática para informar seus clientes é realizar posts nas redes sociais, blogs, envios de e-mail marketing, entre outras, sobre o assunto.

Reflita sobre o seu negócio: 

Você está oferecendo os pilares básicos dos direitos dos consumidores?

Caso,  sim, informe isso para eles. Como dissemos, eles certamente irão aprovar o comprometimento e ética do seu negócio. 

Caso não, procure imediatamente adotar essas práticas. Você pode acessar os direitos dos consumidores pelo documento do Procon.

Conclusão sobre a Semana dos Consumidores

Como dissemos, além de um marco comercial, a semana dos consumidores também representa um marco na história de todos nós. Isto porque, como Kennedy citou em seu discurso, todos nós somos e seremos consumidores em algum momento.

Este é o momento de aprofundar a relação empresa-cliente, com ações comerciais que sejam informativas, abertas, verídicas e representativas.

Gostaria de ter apoio para elaborar seu planejamento comecial de forma mais rápida e efetiva? Entre em contato conosco

Fonte: https://jus.com.br/artigos/47308/a-importancia-do-discurso-do-presidente-john-kennedy-para-o-direito-do-consumidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *