OS PRIMEIROS PASSOS PARA ABRIR SEU E-COMMERCE

Está pensando em abrir um e-commerce? Então você vai precisar seguir esses passos. 

Listamos as principais decisões que você deve tomar para iniciar um negócio digital. Seguindo esse check-list, você poderá iniciar uma nova jornada e fazer parte desse mercado que só cresce. 

Veja quais são:

Escolha um segmento de atuação 

Em primeiro lugar, você precisa escolher um segmento de atuação.

Um segmento é o nicho em que sua marca vai atuar. Alguns dos segmentos mais comuns do mercado do e-commerce são:

  • Saúde;
  • Moda;
  • Eletrônicos;
  • Casa e Decoração;
  • Alimentos e bebidas;

Um nicho bem definido vai te ajudar a decidir o que veremos nos próximos tópicos, que são os produtos ou serviços que serão fornecidos pelo seu negócio.

Decida qual será seu produto ou serviço ofertado 

Após escolher um segmento de atuação, será o momento de decidir se você oferecerá produtos ou serviços, ou até mesmo os dois.

Por exemplo, se você escolheu atuar no segmento de saúde/bem-estar, podem ser ofertados medicamentos, roupas para exercícios, cremes para a pele, consultas online, etc. 

Feito a escolha do segmento e do produto/serviço, você deve ir para o próximo passo, conhecer quem comprará de você.

Faça uma pesquisa de público-alvo 

Suponhamos que você tenha escolhido o segmento de  saúde e que venderá roupas voltadas para treinos. 

Quem são as pessoas que procuram por roupas para atividades físicas? 

São pessoas proativas, dinâmicas e saudáveis?

Essas informações serão necessárias para que você conheça quem são seus clientes. Conhecendo-os, você saberá como se comunicar e principalmente, como vender para eles. 

Essa pesquisa impactará toda a estrutura do seu negócio, desde o design da loja, até os conteúdos da marca.

Se você não sabe como obter esses dados, fizemos um conteúdo sobre personas e demos algumas ferramentas que você pode utilizar para obtê-los.

Depois de entender quem é seu público-alvo, será o momento de definir operações fundamentais para as vendas. Estamos falando da logística do seu negócio.

Pense na gestão de recursos

Sem planejar antecipadamente a logística da sua loja, você poderá ter empecilhos no momento de comercializar seus produtos. Uma operação de logística pode ser organizada e pensada em partes, sendo elas:

Formas de Entregas

Já comentamos no blog sobre o quanto é importante ter variedades, tanto nas formas de entrega, quanto nos meios de pagamento. Procure ter sempre mais de uma opção para entrega.

Caso você também tenha ou pense em ter uma loja física da marca, implemente em seu e-commerce uma operação omnichannel. O cliente poderá comprar no seu site, retirar numa loja física ou ao contrário. 

Alguns meios de entrega são:

  • Correios
  • Transportadoras
  • Aplicativos (Uber eats, Rappi)

Fornecedores

Se você escolheu vender produtos, então o controle de abastecimento precisa estar no seu planejamento. 

Caso seus produtos possam ser adquiridos localmente, fornecedores ou distribuidores farão parte da operação. Caso pretenda vender produtos de fora, será necessário contatar importadoras.

Mesmo que os produtos  sejam produzidos por você mesmo, será importante pensar no abastecimento dos materiais utilizados na elaboração dos itens.

Meios de Pagamento

Decida quais meios de pagamento seu negócio aceitará transições. Pense que quanto mais opções tiver, menos empecilhos o cliente terá em efetivar a compra. 

Para que as transações ocorram, você precisará configurar esses meios de pagamento em seu site. Explicaremos como no próximo tópico.

Selecione uma plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce tornará sua gestão mais otimizada. Se você quiser saber os motivos, temos um post aqui no blog falando da importância dessa parceria. 

Depois de definir os pilares do seu negócio e a operação de logística, é chegado o tempo de transformar o projeto em realidade.

A plataforma de e-commerce é um meio para que seu site seja programado. Dentro dela, além de poder configurar toda sua loja, você também fará a gestão dos seus pedidos. Isso inclui os meios de pagamentos que dissemos anteriormente.

Diferentes plataformas proporcionam diferentes soluções. Quanto mais otimizado for o serviço que você precisa, maior será o custo que ela terá. Faça uma pesquisa e veja quais atendem melhor a demanda do seu negócio. 

Próximos passos

Ao lidar com essa série de decisões, você já teria quase uma operação completa para iniciar seu e-commerce.  Porém, estamos realmente falando do básico

Os próximos passos serão voltados para a estratégia de vendas do seu e-commerce, parte essencial para que a base (escolhas feitas acima) deem certo.

Dentro da estratégia de vendas, será visto e pensado como posicionar sua marca no mercado e gerar engajamento de verdade. 

Do início de uma operação até a estratégia, a Aplicah tem um plano. Independente da solução que você precise, nós podemos atuar.

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